postado em 15/03/2009 11:06
Com o resultado praticamente definido, a Assembleia Legislativa de São Paulo escolhe neste domingo (15/03) seu presidente para o biênio 2009-2010. Com apoio até do PT, o atual líder do governo José Serra na Casa, Barros Munhoz (PSDB), deverá ser eleito. A eleição está marcada para as 15 horas. O processo de votação é aberto. Ou seja, cada deputado terá de anunciar seu voto.
Há na disputa um segundo candidato, Carlos Giannazi (PSOL). Ele oficializou sua postulação na quarta-feira passada, mas admite tratar-se de uma candidatura sem qualquer chance de vitória. ;É uma anticandidatura para chamar a atenção para a inércia e subserviência da Casa ao Executivo;, criticou o deputado.
O próprio PT, que faz oposição ao governo, já anunciou seu voto. ;Fechamos um acordo e vamos cumpri-lo. Votaremos no candidato do PSDB;, disse o líder do PT, Roberto Felício.
Além da presidência, a Casa elegerá também os demais ocupantes da Mesa Diretora. São mais oito cargos, distribuídos aos partidos no processo de negociação para a eleição de Munhoz. "Vamos manter o critério da proporcionalidade da Casa para a composição da Mesa. Esse é o nosso acordo e acredito que todos cumprirão", disse o favorito.
Dessa forma, a nova Mesa ficará assim: PSDB na presidência, PT na primeira e quarta secretarias, DEM na segunda secretaria e PV com a terceira secretaria. Depois, nos cargos menos importantes, vêm o PTB com a primeira vice-presidência, PPS com a segunda vice, PSDB com a terceira e PSB com a quarta. Estes dois últimos foram criados neste ano.