postado em 16/03/2009 18:03
O estado de saúde do deputado Clodovil Hernandez (PR-SP) piorou na tarde desta segunda-feira (16/03). O quadro de saúde do deputado, que tem 71 anos, é avaliado pela equipe médica como de alta gravidade. Às 14h15, o parlamentar teve uma parada cardíaca 14h15 que durou cinco minutos e foi revertida pelos médicos.
De acordo com a equipe médica, as chances de sobrevivência são pequenas. "O quadro é grave e com elevado risco de morte. O paciente está em coma profundo, com os sinais vitais estáveis, mantidos a base de equipamentos e medicação", afirmaram os cirurgiões Allan Ricardo Coutinho e Benício Oton de Lima.
Ainda de acordo com os médicos, caso sobreviva, Clodovil terá sequelas graves, as quais podem impedi-lo de falar e andar. A divulgação do próximo boletim está prevista apenas para a manhã desta terça-feira, às 7h30.
Clodovil foi encontrado por um assessor parlamentar na manhã desta segunda-feira caído ao lado de sua cama, em sua residência em Brasília. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico durante a madrugada.
O paciente chegou às 8h17 ao Hospital Santa Lúcia com nível cinco de coma em uma escala que vai de três a quinze. Quanto mais baixo o nível, pior o estado do paciente. No hospital, o deputado foi submetido a um procedimento de drenagem, uma vez que uma cirurgia, devido à gravidade da lesão, não seria recomendada.
Histórico
O parlamentar já havia sofrido um outro AVC de "leve intensidade" em junho de 2007. Na ocasião, ele passou sete dias internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em maio do mesmo ano, havia passado por um cateterismo na Clínica Santé, também em São Paulo, após ter ficado internado com suspeita de dengue.