postado em 20/03/2009 15:37
Depois de anunciar a exoneração de 50 diretores do Senado, o primeiro secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse nesta sexta-feira que os cortes nos cargos de chefia vão continuar na próxima semana.
Heráclito não adiantou quantos dos atuais 181 diretores do Senado vão ser exonerados --embora o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tenha afirmado que sua disposição é cortar os cargos pela metade.
Na opinião de Heráclito, houve uma lista "turbinada" das 181 diretorias, uma vez que o número não se confirma na prática. "Há uma confusão. Misturou-se assessores, assistentes, com diretores. De qualquer maneira, é possível no Senado você lidar somente com 50 diretores", afirmou.
Heráclito disse que ainda não definiu o critério para os cortes nas diretorias, mas afirmou que serão extintas aquelas que "não têm razão de ser". O Senado, segundo Heráclito, não pretende realizar novos concursos públicos para preencher as vagas abertas com a saída de servidores.
"Temos concursados que estavam esperando e vão ser chamados. Não podemos chamar mais do que as vagas que existem", afirmou.
O senador disse esperar que a "paz volte a reinar" no Senado depois da onda de denúncias que há mais de duas semanas arranha a imagem da instituição. Heráclito, que administra o Senado ao ter sido eleito para a primeira secretaria, disse que não vê a hora de deixar o seu gabinete para voltar à sua plena atuação legislativa, especialmente no plenário da Casa.
"Estamos pobres de matérias para votar. Temos que concluir as investigações o mais rápido possível para que eu possa voltar às minhas atividades no plenário", disse.
Denúncias Heráclito anunciou nesta quinta-feira o corte imediato de 50 diretores do Senado. A lista com as exonerações deve ser divulgada hoje pela primeira secretaria da Casa.
O número 50 foi escolhido aleatoriamente, por ser considerado expressivo. Os diretores do quadro perdem as gratificações, que variam de R$ 2.064,01 e R$ 2.229,13, e voltam às suas funções originais. Os que não são concursados serão demitidos.
O Senado tem diretorias que chegam a ser ocupadas somente por servidor. Há diretoria até de manutenção do ar-condicionado, embora também haja uma diretoria de obras e outra de instalações especiais.