postado em 02/04/2009 16:10
O Partido Progressista (PP) realizou nesta quinta-feira (2/04), em Brasília, sua convenção nacional quando reelegeu o senador Francisco Dornelles (RJ) por mais um ano para a presidência do partido. Desde o ano passado, ainda no início da crise financeira mundial, Dornelles já defendia a redução da taxa de juros Selic, pelo Banco Central, como forma de o país preservar a economia brasileira aquecida.
Além da execução de políticas públicas que resultem num crescimento sustentado, ;com mais geração de renda, emprego e com justiça social;, Dornelles afirmou que o PP vai reforçar a defesa de medidas que resultem na descentralização administrativa com o fortalecimento dos estados e municípios.
Quanto ao aprofundamento da redução da taxa básica de juros, Dornelles destaca que o Brasil não pode ser diferente dos demais países. ;No momento em que você tem uma demanda desaquecida, queda de preços de commodities, tendência de aumento de desemprego, tem que reduzir as taxas de juros;, afirmou presidente do PP.
O senador acrescentou que a redução da taxa de juros abre caminho para que o governo possa fazer mais investimentos na área fiscal. Segundo ele, no momento em que não há uma despesa de juros tão grande pode-se ter dinheiro do orçamento fiscal para realizar investimentos, gerando renda e emprego.
Sobre o destino do PP nas eleições presidenciais de 2010, Francisco Dornelles afirmou que vai conversar com cada diretório estadual ;para sentir qual é a posição do partido;. Acrescentou que a partir daí, o Partido Progressista terá condições de ;fixar a posição no campo nacional;.