postado em 09/04/2009 09:54
Às vésperas do aniversário de Brasília, o deputado distrital Rôney Nemer (PMDB) deixou a presidência da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur) para cuidar da saúde. Ele reassumiu o mandato na Câmara Legislativa e tirou uma licença para fazer alguns exames. Por enquanto, o peemedebista não será substituído oficialmente. Elton Valcacer, que vinha exercendo a Diretoria de Administração e Finanças da empresa, assumiu a presidência interinamente. O governador José Roberto Arruda (DEM) disse ao Correio que não pretende escolher agora um substituto definitivo para Nemer.
Apesar do motivo ser uma licença médica, Rôney Nemer não esconde a mágoa pela repercussão no Distrito Federal do preço da contratação do cantor e compositor baiano Edu Casanova para divulgação do aniversário de 49 anos de Brasília. O patrocínio custou R$ 800 mil, mas só metade foi liberada pela Brasiliatur. Nemer não era o autor do projeto, que foi definido pela diretoria da Brasiliatur quando ele estava na Câmara participando em dezembro da discussão sobre eleição da Mesa Diretora.
O peemedebista defendeu o projeto e ganhou muitos pontos no governo pela argumentação a favor da política do turismo. Nemer, no entanto, não quis liberar o pagamento da segunda parcela do patrocínio, no valor de R$ 400 mil, enquanto a prestação de contas do projeto não tiver sido aprovada pela Controladoria da Brasiliatur. ;Estou saindo para cuidar da minha saúde. Só tenho um coração e preciso me cuidar;, garante Nemer. Ele ainda não decidiu se voltará a comandar a Brasiliatur depois de concluir um check-up que deverá fazer nos próximos dias. ;As pessoas não entendem direito que a política de incentivo ao turismo é muito importante para gerar empregos e desenvolver o Distrito Federal;, lamenta.
Atrações
Rôney Nemer participou ontem da divulgação da programação do aniversário da cidade, com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o vice-governador Paulo Octávio. Entre as atrações estão as cantoras Xuxa e Cláudia Leite e a banda Jota Quest. O deputado distrital conta que vai acompanhar a festa ;como qualquer cidadão;. O distrital do PMDB foi o segundo presidente da Brasiliatur desde a criação da empresa há dois anos. O empresário César Gonçalves foi o primeiro, mas deixou o órgão por conta de denúncias de gastos excessivos com eventos culturais. Com a volta de Nemer à Câmara Legislativa, o médico Roberto Lucena (PMDB), suplente da coligação, deixa o mandato.