postado em 14/04/2009 13:50
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira o subsecretário adjunto do governo de Rosinha Garotinho (PMDB) em Campos de Goytacazes, Thiago Calil, acusado de compra de votos nas eleições de 2008 no distrito de Vila Nova, ao norte da cidade.
A operação, batizada de Cinquentinha, ainda prendeu outras duas pessoas, mas os nomes não foram divulgados. A PF ainda cumpriu mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, Calil liderou uma organização criminosa em que várias pessoas se associaram para a compra de votos --cada voto era vendido por R$ 50.
Os presos foram levados para o presídio Carlos Tinoco, em Campos (RJ). Eles devem responder pelos crimes de formação de quadrilha e compra de votos.
Outro lado
O secretário de Governo, Roberto Henriques, afirmou que a prefeita "não apenas deseja, mas quer que todas as denúncias sejam apuradas". Ele disse que Rosinha participou das eleições "fazendo uma campanha diária contra a venda de votos por parte dos eleitores".
Henriques anunciou ainda que o subsecretário será afastado do cargo até que sejam concluídas as investigações da Polícia Federal.
O secretário afirmou que Calil apoiou a coligação presidida pelo PMDB no segundo turno, tendo em primeiro turno integrado a campanha da coligação adversária.
"Fizemos uma campanha limpa, recebemos apoios no segundo turno de vários partidos e setores da sociedade civil. Neste momento, temos a tranquilidade de acompanhar esses fatos com o distanciamento necessário, porque a prefeita Rosinha Garotinho fez uma campanha inteira, indo de casa em casa, pedindo aos eleitores que não vendessem seus votos."