postado em 15/04/2009 16:37
A Subcomissão Permanente do Idoso, que funciona no âmbito na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), elegeu por unanimidade, nesta quarta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) para a presidência do colegiado. A vice-presidência será exercida pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).
Paim informou que na próxima semana irá convocar os membros da subcomissão para discutir o cronograma de trabalho.
A reinclusão do idoso no convívio social, bem como no mercado de trabalho estão entre as prioridades da subcomissão, afirmou Quintanilha. Ele salientou que essa parcela da população cresce em progressão geométrica, como resultado de políticas públicas de saneamento e de saúde. No entanto, ressaltou, os idosos ainda enfrentam dificuldades.
O presidente da CDH, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pediu que Paim e Quintanilha também incluíssem a alfabetização de idosos entre as prioridades da subcomissão.
Requerimentos
A CDH aprovou ainda na reunião desta quarta-feira requerimento do senador Paulo Paim para que a comissão realize uma diligência em Porto Alegre (RS) com a finalidade de avaliar o fechamento das escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) naquele estado.
A comissão aprovou dois requerimentos, de autoria dos senadores Cristovam Buarque e Paulo Paim, de realização de audiências públicas: uma para debater, do ponto de vista dos direitos humanos, a causa da existência de 14 milhões de analfabetos no Brasil; e outra para tratar da validação de diplomas de nível superior de cursos realizados por brasileiros em outros países. Os senadores querem explicações sobre a causa do bloqueio ou do adiamento no reconhecimento desses diplomas.