postado em 20/04/2009 16:13
A vaga deixada no Senado por Roseana Sarney (PMDB), empossada, na última sexta-feira (17), no cargo de governadora do Maranhão, será ocupada pelo seu primeiro suplente, o empresário Mauro Fecury (PMDB-MA). Essa será a terceira vez que Mauro Fecury exercerá o mandato de senador e seu retorno à Casa está previsto para a próxima semana.
O empresário do ramo de educação tomou posse como senador pela primeira vez no dia 16 de dezembro de 2004, em função de afastamento da então senadora Roseana Sarney. Nesse mesmo dia, entrou com requerimento de licença para tratar de interesse particular, abrindo a vaga para a posse do segundo suplente, o também empresário Ildon Marques, ocorrida no dia 17 de dezembro de 2004. Mauro Fecury só reassumiu o mandato no dia 17 de junho de 2005 e permaneceu no cargo até 26 de outubro de 2005, quando Roseana Sarney voltou ao Senado.
Ex-deputado federal com quatro mandatos, Mauro Fecury é engenheiro civil e foi prefeito de São Luís (MA) nos períodos de 1979 a 1980 e de 1983 a 1985. Sua trajetória na vida pública também inclui a presidência da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), exercida entre 1977 e 1978, e um mandato de deputado estadual, cumprido entre 1983 e 1987.
Durante sua passagem pelo Senado, Mauro Fecury participou de audiência de parlamentares da bancada do Maranhão no Congresso com o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O encontro aconteceu em setembro de 2005 e foi motivado por pedido de garantia de vida para o então vice-governador do Maranhão, Jura Filho, que estaria sofrendo represália por parte do então governador José Reinaldo por medidas administrativas tomadas durante o exercício interino do governo do Estado.
Quanto ao segundo suplente Ildon Marques, assumiu a defesa, durante o afastamento de Mauro Fecury do Senado, da criação do estado do Maranhão do Sul. Sobre esse assunto, tramita na Casa projeto de decreto legislativo (PDS 2/07) de iniciativa do senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA) que institui plebiscito sobre a criação dessa unidade federativa. A matéria já teve parecer favorável, na forma de emenda, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda votação em Plenário.
Mauro Fecury terá de ser novamente empossado e apresentar algumas declarações exigidas pela Secretaria-Geral da Mesa, como as relativas a imposto de renda e a filiação partidária, para retomar as funções de senador. Ao tomar posse como governadora do Maranhão, Roseana Sarney renuncia ao mandato de senador, que se encerra no dia 31 de janeiro de 2011.