postado em 27/04/2009 21:04
O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que está confiante na recuperação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e deu a entender que, se depender dele, a ministra será o nome do PT para 2010. "Não tenho a menor dúvida da recuperação dela. Mas, se vai ser o nome (do PT para as eleições de 2010), isso passa ainda pela convenção do partido. Mas ela terá o meu voto entusiástico. Sou 'dilmista' de primeira hora e acho que ela vai sair muito bem", afirmou.
Marco Aurélio Garcia contou que conversou com seu filho, que é médico, e ouviu a seguinte observação: "Do ponto de vista médico ela tira isso aí de letra. Do ponto de vista político, ele disse que isso vai reforçar a candidatura dela". Garcia acrescentou que concorda totalmente com esta opinião. A ministra passa atualmente por quimioterapia como parte do tratamento contra as consequências de um linfoma, câncer no sistema linfático, detectado há poucas semanas.
Questionado se a doença não poderia ter efeito contrário e afastar eventuais aliados, Garcia respondeu: "Pelo contrário. Reforça a candidatura", afirmou. "Eu, que já enfrentei situações parecidas, não tenho a mínima dúvida de que nossa ministra Dilma já se saiu bem desta, inclusive a coragem com que enfrentou, a franqueza. Ou seja, isso deve ter impactado muito bem na opinião pública do País", disse o assessor especial, que já teve um enfarte por volta dos 40 anos e quase morreu.
As declarações de Marco Aurélio foram dadas depois do encontro com a senadora colombiana Piedad Cordoba, que veio ao Brasil pedir apoio em novas operações de resgate de presos junto às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Marco Aurélio disse que o governo está aberto a ajudar no que a Colômbia precisar.