postado em 29/04/2009 15:35
O presidente do PPS, Roberto Freire (PE), confirmou nesta quinta-feira à *Folha Online* ter convidado o ex-presidente Itamar Franco para ingressar no partido.
Segundo Freire, o convite foi feito há cerca de um ano, mas o diretório de Minas teria se reunido há uma semana com Itamar para retomar o assunto. "Ele foi simpático ao convite." O presidente do PPS, no entanto, evitou comentar a hipótese de o PPS, com o ingresso de Itamar, indicar o vice na chapa do PSDB para 2010.
Ele disse que espera conversar com o ex-presidente ainda em maio para definir a possível filiação. Freire confirmou, no entanto, que estará com o PSDB em 2010.
Vice
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), evitou hoje comentar a hipótese de Itamar ser o vice do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em 2010.
"Não vou comentar o caminho do Itamar. Eu disse ontem que o presidente Itamar é um dos homens mais respeitados do Brasil e é um homem que tem condições de ser presidente da República, o que inclusive já foi, e ocupar qualquer outro cargo.".
Aécio afirmou que caberá a Itamar decidir sobre o assunto. "Caberá a ele, no momento certo, tomar sua definição e qualquer que seja ela terá o meu absoluto respeito.".
O tucano ainda destacou que as afinidades com o ex-presidente. "O que tenho certeza é que, pela afinidade que temos hoje, pelo respeito mútuo que nos une, o presidente Itamar e eu estaremos juntos em 2010, independente da posição que ele tome." O governador de Minas afirmou que conversou ontem ao telefone com o Itamar, mas que o tema não foi tratado na conversa. "Sobre isso [não falamos] nada. Está muito tranquilo. Não tem pressa para tomar nenhuma decisão. Não vou cogitar cargos. Está muito longe ainda." A reportagem não conseguiu localizar Itamar para comentar o assunto.