postado em 29/04/2009 17:18
A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou nesta quarta-feira convite para o diretor de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, e o diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), José Agenor Álvares, prestarem esclarecimentos sobre as medidas tomadas pelo governo para combater à gripe suína. A audiência foi marcada para a próxima quarta-feira.
O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirma que os deputados estão em contato permanente com integrantes do gabinete criado pelo governo e monitorando a situação.
Segundo Perondi, as avaliações são positivas. "Agora é hora de alerta, mas não de desespero. Temos que tomar as melhores medidas de prevenção para impedir que não existam chances da gripe se difundir por aqui", afirmou.
Perondi disse que o governo tem demonstrado capacidade para enfrentar a crise e antecipando medidas de segurança, como a preparação de leitos.
"O governo está agindo dentro do esperado, com monitoramento dos aeroportos e das demais entradas de estrangeiros no Brasil. Nós temos condições de enfrentar esta crise. Há alguns anos passamos por situação parecida com alertas sobre a gripe aviária, mas ela nem chegou", disse.
O diretor da Anvisa, admitiu ontem que o alerta tardio da OMS (Organização Mundial de Saúde) a respeito do risco de pandemia prejudicou os trabalhos da agência no país. "Quando nós recebemos a informação já estava aquele pânico noticiado pela imprensa. Já estava o governo [do México] distribuindo máscara, fechando escolas, e nós tivemos que correr para adaptar nosso plano. Tanto é que recebemos o alerta da OMS na sexta-feira e emitimos uma nota técnica para indicar quais os procedimentos a fazer", afirmou.
O gabinete criado pelo governo contra a gripe suína é formado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura. As reuniões vão ser feitas todos os dias para acompanhar a evolução dos casos de gripe suína.