postado em 07/05/2009 21:10
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de arquivar a denúncia aberta contra o e - esoureiro do PT Delúbio Soares por gestão fraudulenta pode facilitar o retorno do ex-petista ao partido. Integrantes do PT ouvidos pela reportagem dizem acreditar que o partido vai avalizar o retorno de Delúbio com o argumento de que o STF já vê indícios da sua inocência no episódio do mensalão.
Oficialmente, os petistas mantêm o discurso de que a decisão do STF não vai interferir diretamente no julgamento de Delúbio. Em conversas informais, porém, o grupo ligado ao ex-tesoureiro comemorou a decisão do tribunal e promete usar o argumento em favor do seu retorno na legenda.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse acreditar que a absolvição de Delúbio seja capaz de viabilizar o seu retorno ao PT. "É possível que se tenha consideração em um diálogo com o Delúbio com a oportunidade do seu retorno. Isso caberá ao diálogo que ele próprio fará com o partido. Eu percebo que ele não é o único responsável [no mensalão], considero a possibilidade dele retornar", afirmou.
O líder do PT na Câmara, Candido Vacarezza (SP), desvinculou o retorno de Delúbio à decisão do STF. Mas disse que o Supremo está fazendo "justiça" ao inocentá-lo em parte dos processos do mensalão. "O Supremo está fazendo justiça em uma acusação de crime descabida. Eu acho que a discussão do partido deve ser dar em outros parâmetros. Tudo é positivo, mas não será o julgamento único do Supremo que eu acho que vai decidir o caso", afirmou à reportagem.
Decisão. A decisão do STF de absolver Delúbio no crime de gestão fraudulenta por suposta fraude nos empréstimos firmados entre o banco BMG e o PT foi estendida a outros réus do processo que não faziam parte da diretoria do banco --entre eles o deputado José Genoino (PT-SP) e o publicitário Marcos Valério. A ação é um desdobramento do processo principal do escândalo do mensalão, que investiga a suposta compra de votos. O ex-tesoureiro ainda continua respondendo ao crime de falsidade ideológica neste processo. Delúbio é réu na ação penal que investiga o esquema do mensalão. Delúbio foi expulso do PT após o escândalo do mensalão --esquema de compra de votos da base aliada. Réu da ação do mensalão, atualmente o ex-dirigente articula seu retorno ao partido.