postado em 15/05/2009 16:19
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou nesta sexta-feira que o PSDB não fique "nervoso" para conseguir ganhar a disputa pela Presidência da República em 2010. Ao comentar a decisão dos tucanos de instalar a CPI da Petrobras no Senado, Lula disse que o PSDB deveria ter uma campanha eleitoral "tranquila e prazerosa" se quiser chegar ao Palácio do Planalto.
"Assim [nervoso] ninguém ganha eleição. Eu perdi três eleições muito nervoso. Quando eu fiquei calmo, eu ganhei as eleições. Meu conselho: se alguém quiser ganhar eleição, não fique nervoso. Porque a cara das pessoas nervosas na televisão assusta. É melhor ficar tranquilo, fazer uma campanha muito alegre, prazerosa, porque assim a gente ganha eleição", disse o presidente.
Lula negou que o governo tenha deflagrado uma operação para forçar senadores da base aliada governista a retirarem assinaturas do requerimento de instalação da CPI da Petrobras. "Isso é problemas deles", afirmou.
Segundo o presidente, não houve "cochilo" do governo que permitiu a criação da CPI uma vez que o governo "passa 24 horas acordado".
"Não tem cochilo do governo. O governo não controla o Congresso, que tem liberdade de fazer o que bem entender. [A CPI] É responsabilidade não do Congresso, mas de um partido. Tinha um acordo entre os partidos, de repente o PSDB ficou nervoso. O PSDB tem experiência política, sabe o que estão fazendo. Se estiver certo, ótimo. Se o resultado que eles entendem é atrapalhar o Brasil, ótimo. Porque isso não ajuda o nosso país", afirmou Lula.
Poupança O presidente disse que a oposição decidiu "mudar o foco" atacando a Petrobras depois de passar a semana criticando a decisão do governo de taxar a caderneta de poupança para quem aplica mais de R$ 50 mil.
"Até ontem o grande tema deles era a caderneta de poupança. Chegaram a contar mentira de tamanha grandeza de que nós íamos sequestrar a poupança como foi feito no governo Collor. Como tomamos medida que protege 99% dos poupadores brasileiros, eles se voltaram contra a Petrobras. As pessoas às vezes brincam com o sentimento do povo brasileiro", afirmou.
Lula negou que o governo tenha planejado um "pacote" na área econômica ao anunciar mudanças na poupança. "Não existe pacote, mas medidas pontuais que resolvam o problema na medida que ele se apresente", afirmou.