postado em 18/05/2009 16:52
A Câmara pagou passagens aéreas para a mãe do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), Maria José Gomes, de São Paulo para Nova York (EUA), informa nesta segunda-feira o site Congresso em Foco. Foram quatro voos, dois em dezembro de 2007 e dois em abril de 2008.
O nome de Ciro foi incluído na lista dos deputados que destinaram cota das passagens para terceiros no mês passado. Na ocasião, o deputado negou que tivesse beneficiado a mãe, chamou colegas de "babacas" e falou palavrões enquanto conversava com jornalistas.
Com a negativa do deputado, o site conseguiu reunir documentos que comprovam que o pagamento foi feito pela Câmara. Segundo o Congresso em Foco, a mãe de Ciro viajou de São Paulo para Nova York pela TAM no dia 18 de maio de 2008 e retornou no dia 25 do mesmo mês. Os bilhetes custaram R$ 12,6 mil, segundo o câmbio do dólar na época.
A assessoria do deputado voltou a negar que a Câmara pagou as passagens da mãe do deputado mas admite a possibilidade de a companhia aérea possa ter feito confusão. Segundo a assessoria de Ciro, pode ter ocorrido uma troca na forma de pagamento dos bilhetes do deputado e de sua mãe.
A reportagem procurou a TAM para comentar o assunto mas ainda não obteve resposta.