postado em 21/05/2009 09:55
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descarta a possibilidade de brigar por uma nova reeleição e que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ainda é a candidata do governo a 2010.
Tarso afirmou que a ministra vai passar rapidamente pelo tratamento médico contra o câncer e que ainda falta muito tempo para as eleições.
"As informações que nós temos é que a Dilma está respondendo bem a essa tratamento, está muito otimista, muito tranquila, e permanece sendo, sem sombra de dúvida, a nossa pré-candidata à Presidência da República", afirmou.
"A recomendação que o presidente Lula nos deu é que não tem terceiro mandato. A democracia brasileira não é uma democracia plebiscitária, é uma democracia estabilizada, com instituições sólidas." O ministro atribuiu a questão do terceiro mandato ao "sucesso" do governo, principalmente na área econômica, e disse que uma mudança na Constituição nesse sentido não seria boa para a democracia brasileira.
"A mudança em uma norma constitucional para promover um terceiro mandato seria uma ruptura com esse processo de normalidade", afirmou.
Sobre a reunião de ontem entre vários ministros com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, Tarso afirmou que foi apenas um encontro para "trocar idéias" sobre as ações do governo e discutir questões como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o programa habitacional.