postado em 25/05/2009 21:28
A Justiça Federal em São Paulo ouviu nesta segunda-feira as primeiras oito testemunhas de defesa dos réus do mensalão --suposto esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada. Ao todo, são 96 audiências que serão realizadas até 5 de junho.
Hoje, a juíza Silvia Maria Rocha, 2¦ Vara Criminal Federal de São Paulo, ouviu o depoimento de Roberto Britto, Marcelo José Ferreira e Silva, Eduardo Oineg Fulfaro, Maria Tereza Fonseca Bitar Barbosa, José Ramom Portela, Luiz Henrique de Oliveira, Sérgio Luis Silva e Luis Carlos Casante.
Eles são testemunhas de defesa dos réus Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus-Banval, e Ayanna Tenório, ex-vice-presidente operacional do Banco Rural. Fischberg é acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ayanna é acusada de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Outras duas testemunhas que deviam prestar depoimentos hoje --Marcelo Elauy e Jorge Gurgel-- não foram ouvidas porque não foram notificadas pela Justiça.
Os depoimentos começaram por volta das 14h30 e terminaram às 19h15. A juíza e o procurador da República Rodrigo de Grandis saíram sem falar com a imprensa.
Amanhã, a juíza dá continuidade às oitivas com os depoimentos de mais dez testemunhas. O calendário das audiências seguiu a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), onde tramita a ação do mensalão. Serão dez dias de audiências, até 5 de junho.