postado em 28/05/2009 16:37
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre supostas irregularidades em organizações não-governamentais (CPI das ONGs) no Senado, confirmou hoje (28), em reunião do colegiado, a substituição do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pelo senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) na relatoria da comissão.
Estavam presentes na reunião, além de Heráclito e do líder tucano, apenas o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Nenhum senador da base aliada, que tem maioria na comissão, compareceu reunião. Além da nomeação de Arthur Virgílio Neto, Heráclito Fortes comunicou a prorrogação dos trabalhos da comissão até dezembro deste ano.
A troca da relatoria foi concretizada a partir do momento em que a liderança do bloco de apoio ao governo encaminhou ofício, ontem, Mesa Diretora, informando que Inácio Arruda passaria a ser suplente da CPI das ONGs para ter condições de assumir como titular na CPI da Petrobras. Como suplente, o parlamentar fica impedido regimentalmente de ocupar cargo de direção em CPI.
Depois de tomar posse, Arthur Virgílio Neto minimizou o fato de a oposição ser minoria também na CPI das ONGs. Segundo ele, na medida em que os fatos sob investigação se imponham essa maioria governista torna-se relativa. Ele também adotou um tom moderado nas investigações, que fará a partir de agora.
Se alguém espera que eu artificialize culpados, terá uma decepção. Da mesma forma que vai se decepcionar quem achar que hesitarei em pedir quebra de sigilo de quem quer que seja.
Heráclito Fortes marcou uma reunião da CPI das ONGs para terça-feira (9), para dar tempo a Arthur Virgílio Neto de se inteirar do trabalho que vem sendo feito pela CPI, instalada no ano passado.