postado em 01/06/2009 16:26
A campanha "Ficha Limpa" contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça faz coleta de assinaturas a partir de amanhã em São Paulo. O objetivo é enviar um projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso que impeça a candidatura de políticos com "ficha suja" em todas as esferas de Poder.
Amanhã, a coleta de assinaturas será no auditório da Fundação Getúlio Vargas, das 8h30 às 12h. Entre os dias 22 e 26 a campanha será no Conjunto Nacional, das 9h às 19h.
A campanha é uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e tem o apoio da Cáritas Arquidiocesana, confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica, e do Movimento do Ministério Público Democrático.
O objetivo da campanha é coletar 1,3 milhão de assinaturas para viabilizar o projeto de lei. Em todo o Brasil, já foram coletadas cerca de 700 mil assinaturas.
Durante a campanha eleitoral do ano passado, a AMB (Associação do Magistrados Brasileiros) divulgou em sua página na internet a relação dos candidatos que respondiam a processos na Justiça. A iniciativa foi alvo de críticas e gerou a campanha por candidaturas de políticos com "ficha limpa".