postado em 07/06/2009 08:38
A Câmara Legislativa formalizou a pré-campanha oficial aos sábados. A menos de um ano e meio das eleições, os deputados elaboram uma pauta de interesse da sociedade, montam uma estrutura a título de ;audiência pública; e fazem discursos à plateia. A primeira reunião de consulta à sociedade ocorreu nesse sábado (06/06), com a presença de quatro deputados distritais mais o presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM). O tema foi regularização fundiária e o local escolhido, o condomínio Estância Quintas da Alvorada. Os legisladores de Brasília vêm intensificando ações de pré-campanha mirando a própria reeleição em 2010.
A proposta de realizar as audiências aos sábados é encampada por Prudente, mas ainda precisa ter aval da Casa. A ideia é que em todos os sábados seja realizada uma audiência em diferentes regiões do DF. A responsabilidade do evento ficará a cargo dos deputados, embora não esteja claro o gasto para os cofres públicos. Nítida, por enquanto, só a intenção dos deputados de aproveitar esses eventos para fazer propaganda. Ontem, foi distribuído um cartão do cerimonial da Câmara para registrar a presença dos participantes. Entre outros, requisitava-se o e-mail de cada um.
A discussão sobre a regularização dos condomínios ficou a cargo de Rogério Ulysses (PSB). Coube a ele ceder seus funcionários para a realização do ato, que teve participação também dos deputados Raimundo Ribeiro (PSL), Erika Kokay (PT) e Rôney Nemer (PMDB), além do deputado federal Tadeu Filipelli (PMDB-DF).
O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunal de Contas do DF (Sindical) combate o trabalho no fim de semana. Os servidores não querem ficar disponíveis aos deputados sem remuneração. Funcionários da Câmara têm reclamado que essa proposta atende apenas aos ;caprichos; dos legisladores.
;Conseguimos tirar o projeto da toca. É muito importante termos conseguido realizar a audiência aos sábados pela primeira vez e sem custo para a Câmara;, disse Prudente, lembrando que o deputado precisa sair dos gabinetes para ouvir as reclamações dos cidadãos. Erika Kokay defendeu a necessidade de se chegar a um acordo com o Sindical. ;Essa é uma boa iniciativa porque possibilita maior diálogo com a comunidade. Mas o servidor não pode trabalhar sem haver uma compensação;, disse a petista. Idealizador do evento, Ulysses comemorou. ;Essa audiência pública, nós conseguimos no peito e na raça;, afirmou.
A audiência aos sábados é só mais um movimento de pré-campanha dos distritais. O Correio também mostrou que a frequência nas sessões para votação de projetos está baixa. Nos últimos seis meses, para cada sessão realizada outra foi cancelada.