postado em 07/06/2009 16:54
O Senado volta a discutir, nesta semana, a adesão da Venezuela ao Mercosul. Está marcada, na próxima terça-feira, às 9h30, na Comissão de Relações Exteriores uma audiência pública com a participação de vários juristas e também do embaixador do Brasil na Venezuela, Antonio José Ferreira Simões.
Será a terceira audiência para discutir o Projeto de Decreto Legislativo nº 430, que dispões sobre o texto do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, assinado em julho de 2004, em Caracas, pelos presidentes dos países integrantes do bloco.
Antes de ir ao plenário da Casa, o decreto precisa ser aprovado na Comissão de Relações Exteriores. Mas essa votação deve demorar. Isso porque o presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) encaminhou um requerimento solicitando informação adicionais ao ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. Enquanto as informações não chegarem à comissão a votação está suspensa.
Além do embaixador brasileiro em Caracas, também foram convidados para a audiência pública os juristas Celsos Lafer, Ives Gandra da Silva Martins e a pesquisadora e professora do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro Maria Regina Soares Lima.