postado em 10/06/2009 18:19
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), minimizou nesta quarta-feira os resultados da pesquisa CNI/Ibope que mostram o tucano como líder na corrida ao Palácio do Planalto nas eleições de 2010. Apesar de afirmar que está "feliz" com o seu desempenho na pesquisa, Serra disse que sua eventual candidatura à Presidência da República só vai ser definida no ano que vem.
"A candidatura, nós só falamos no ano que vem. Eu fico sempre feliz de ser bem avaliado nacionalmente em pesquisas, como no meu Estado também. Mas entre isso e sair em campanha tem uma bela distância", afirmou.
Questionado se a sua candidatura ao governo federal seria "irreversível" diante dos resultados positivos das pesquisas eleitorais, o governador desconversou. "Para ser irreversível, ela precisaria existir e ainda não existe.".
Serra também não quis comentar a possibilidade de formar uma chapa "puro sangue" com o governador Aécio Neves (PSDB) na disputa pelo Palácio do Planalto --ele na disputa pela presidência e Aécio na vice-presidência. "Ah, não [chapa puro sangue]. Isso já deu", disse.
Resultados
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que Serra lidera a disputa à sucessão presidencial com 38% das intenções de voto, seguido pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), provável candidata petista, com 18%. Ciro Gomes (PSB) apresenta 12%, e Heloísa Helena (PSOL), 7%. Brancos e nulos somam 13% e outros 12% não souberam responder.
Quando a opção do PSDB é o governador de Minas, Aécio Neves, Dilma e Ciro apresentam empate técnico e lideram a disputa. Ciro tem 22% e Dilma, 21%. Aécio aparece com 12% e Heloísa, com 11%. Brancos e nulos somam 18% e outros 12% não responderam.
Segundo a pesquisa, a rejeição da petista é maior do que a de Serra: 34% dizem que não votariam em Dilma, contra 25% que afirmam o mesmo em relação a Serra. Aécio tem 35% de rejeição e Ciro, 32%. Heloísa aparece com 40% de rejeição.