postado em 18/06/2009 15:08
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) admitiu nesta quinta-feira estar "pensando" na possibilidade de disputar o governo de São Paulo em 2010, mas afirmou que deseja ser candidato à Presidência. "Quero ser candidato a presidente do Brasil", disse Ciro no 11° Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo.
Segundo ele, a cogitação de uma eventual candidatura em São Paulo é um "plano rigoroso de especulação". "Estou pensando. [A ideia] é complexa, inusitada, totalmente fora dos meus planos." O deputado disse ainda que os tucanos mantêm hegemonia no governo de São Paulo desde a eleição de 1994, e afirmou que seus aliados paulistas querem uma alternativa a um projeto que cansou. "Há uma elite no poder, com modelo conservador."
Ciro afirmou também acreditar que Geraldo Alckmin, ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento de São Paulo, é um nome mais forte do que o do secretário Aloysio Nunes (Casa Civil) na disputa estadual. "Pelo menos é o que as pesquisas indicam." Ele ainda comentou sobre a pré-candidata do PT à sucessão presidencial, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Ela é uma pessoa extraordinária, uma mulher de valor, companheira, amiga, já trabalhamos juntos, tem todas as qualidades", afirmou.
O parlamentar, no entanto, evitou comentar sobre a possibilidade de sair como vice na chapa petista em 2010. Ciro disse que os rumores de que pode disputar o governo paulista seriam para tirá-lo da disputa à Presidência.