postado em 18/06/2009 15:55
Com a proximidade do fim do mandato do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que se encerra no próximo dia 28, cresce a expectativa em torno da escolha do novo ocupante do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha do presidente é feita a partir de lista tríplice formada pelos procuradores mais votados em eleição realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
A lista tríplice foi protocolada no Palácio do Planalto no dia 26 de maio, de acordo com informações da ANPR. Em ocasiões anteriores, o critério de escolha adotado por Lula foi o de indicar o mais votado da lista.
Nela estão os nomes dos subprocuradores-gerais da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, o mais votado, com 482 votos, seguido por Wagner Gonçalves, com 429 votos, e Ela Wiecko Castilho, com 314.
O procurador escolhido pelo presidente deve ser aprovado ainda pelo Senado, por maioria absoluta.
Na último dia 10, o presidente Lula se reuniu com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o advogado-geral da União, Antonio Dias Toffoli, para tratar do assunto.
Recentemente, Antônio Souza fez a Lula um balanço de seu trabalho desde 2005 e pediu que o presidente escolha o sucessor antes do término de seu mandato.
O mandato de procurador-geral da República tem duração de dois anos e há a possibilidade de recondução. O atual, Antonio Souza, está no segundo mandato e não registrou candidatura na eleição realizada pela ANPR. Nas duas ocasiões em que foi escolhido pelo presidente para ocupar o cargo, ele obteve a maior votação entre os nomes da lista tríplice.
-->