postado em 19/06/2009 11:33
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou nesta quinta-feira recurso apresentado por Aderson de Carvalho Lago Filho (PSDB) contra a então candidata ao governo do Maranhão em 2006, Roseana Sarney (PMDB), por abuso de poder econômico e político durante as eleições.
Lago Filho entrou com recurso contra decisão do ministro Eros Grau, que rejeitou ação proposta por ele. O tucano também disputou o governo do Maranhão naquele pleito.
Roseana é a atual governadora do Estado, ao tomar posse em razão da cassação do governador eleito em 2006, Jackson Lago (PDT).
Na ação, Lago Filho afirmou que Roseana cometeu abuso de poder econômico e político ao oferecer material de propaganda eleitoral a candidatos da coligação "União Democrática Independente" em troca de apoio.
Grau rejeitou a ação por entender que seu autor não demonstrou o abuso de poder econômico praticado pela então candidata. O relator afirmou ainda que não foi provada a potencialidade do eventual abuso de poder econômico em influenciar as eleições no Estado.