Politica

Prefeituras mineiras suspeitas de fraudar licitações para festas no interior

postado em 21/06/2009 23:24
Mais um esquema de fraude envolvendo recursos da União está sendo investigado em Minas Gerais. Desta vez, as irregularidades envolvem verbas do Ministério do Turismo para promover festas no interior do estado, principalmente no Leste de Minas. Pelo menos R$ 11 milhões em emendas do orçamento federal foram destinados a 54 municípios dessa região, todos alvo de investigações da Procuradoria da República em Governador Valadares.

A maioria dos recursos chegou aos cofres das prefeituras por indicação do deputado federal João Magalhães (PMDB), já denunciado criminalmente e por improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento com a Operação João-de-barro, da Polícia Federal (PF). Essa operação desbaratou esquema de comércio de emendas parlamentares e fraudes em licitações para a construção de pequenas obras de infraestrutura e saneamento em 114 municípios mineiros.

Coincidentemente, muitas das prefeituras denunciadas ou investigadas pela João-de-barro aparecem na relação das suspeitas de irregularidades na promoção de festas promovidas com dinheiro do Ministério do Turismo. A suspeita é que desta vez as prefeituras estejam fraudando e superfaturando licitações para a escolha de empresas responsáveis pela realização de festas e contratação dos artistas que se apresentaram nos eventos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação