postado em 22/06/2009 12:50
O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou à 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo o delegado federal Severino Alexandre de Andrade Melo pelo crime de prevaricação.
Segundo a Procuradoria, entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006, ele determinou a um motorista e a um agente de Polícia Federal, em serviço, que o levasse para procurar apartamento na capital, onde ele acabara de assumir o cargo de chefe da Delegacia Regional Executiva.
Além da denúncia contra Melo, o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana denunciou pelos crimes de condescendência criminosa e favorecimento pessoal o então corregedor-regional da PF em São Paulo, Antonio Pietro, e o então superintendente de Polícia Federal em São Paulo, Jaber Makul Hanna Saadi, além do delegado Nilson Souza.
Segundo a denúncia, os três não abriram inquérito policial ao saberem do uso irregular dos servidores por Melo no bojo de uma sindicância realizada pela PF, em 2007, aberta para apurar outro episódio que poderia envolver o então delegado regional, que apurava a clonagem de uma placa reservada das viaturas da Polícia Federal.
A reportagem não conseguiu localizar ninguém na assessoria da PF em São Paulo para comentar a denúncia.