Politica

Funcionária de Sarney mora em prédio restrito a senador

postado em 25/06/2009 10:43

Nomeada por ato secreto, uma funcionária do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mora há quatro anos num imóvel localizado no térreo de um dos prédios exclusivos para senadores. Valéria Freire dos Santos é viúva de um ex-motorista de Sarney e desde que mudou para o local ganhou um emprego no Senado.

[SAIBAMAIS]

O primeiro emprego de Valéria no Senado foi na direção geral. Em novembro do ano passado, ela foi transferida para o gabinete pessoal de Sarney por um ato que só veio a ser divulgado em abril deste ano. Para servir café em expediente de meio período, recebe salário de R$ 2.313,30 por mês. Com a anuência de Sarney, Valéria foi autorizada a morar no apartamento por um prazo de 90 dias, a partir de janeiro de 2005. Mas está lá até hoje. O imóvel é uma espécie de zeladoria que fica no térreo do prédio onde estão os apartamentos funcionais destinados aos senadores. Tem um quarto, sala, cozinha e banheiro e deveria ser destinado ao descanso dos seguranças. O prédio fica em área nobre de Brasília. A reportagem apurou que Sarney decidiu ajudar a funcionária depois que ela perdeu o marido, Antoniel dos Santos, e a acomodou em apartamento do Senado, livrando-a de despesas com aluguel e condomínio, uma vez que o prédio é custeado com dinheiro do Senado. O senador disse que não irá comentar o assunto. Após a morte do marido, Valéria foi contratada para trabalhar na direção geral do Senado, que à época era comandada por Agaciel da Silva Maia. No ano passado, foi transferida para o gabinete de Sarney, com um salário de R$ 2.313,30, sem considerar benefícios. Sarney também já "emprestou" um apartamento funcional para o ex-senador Bello Parga (morto em 2008) morar depois de encerrado o mandato. Reportagem revelou que o apartamento estava cedido pelo Senado para uso de Sarney. Ele alegou que fez o favor porque Parga estava doente. No início do ano, Sarney demitiu João Carlos Zoghbi da Diretoria de Recursos Humanos do Senado porque ele cedeu apartamento funcional para o filho, que não é funcionário da Casa. Na semana passada, a reportagem esteve no imóvel onde Valéria mora. Ela negou que o ex-marido tenha sido motorista de Sarney. "Não vou dar informações", afirmou Valéria. "Se eu tiver que sair daqui, saio sem problemas, tenho para onde ir." A Terceira Secretaria abriu processo para que ela saia do imóvel e considera a ocupação como "invasão". Um assessor do senador Tião Viana (PT-AC) e o ex-motorista do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) também moram em imóveis da zeladoria. A diferença é que eles já estavam no local antes de trabalhar para os senadores, por decisões administrativas. Motorista de Viana, Valdeci Carolino também usa um dos imóveis da zeladoria. Ele disse que não acha correto morar no local porque trabalha para o senador e não para o prédio e que pretende desocupar o imóvel. Até março deste ano, Genival de Lima trabalhava como motorista de Papaléo, quando foi exonerado. Ele não tem mais vínculos com o Senado, mas continua morando no apartamento dos senadores. A assessoria do senador disse que eles não têm mais vínculos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação