postado em 01/07/2009 16:43
O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) foi nomeado relator do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética. Hugo Leal, que foi um dos nove deputados que votou contra o parecer do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), deve apresentar parecer pelo voto vencedor que pede a absolvição.
Entretanto, antes de ser nomeado relator, Hugo Leal defendeu uma pena alternativa para o deputado Edmar Moreira.
[SAIBAMAIS]O deputado Nelson Meurer (PP-SC) contestou a escolha de Leal para a relatoria com o argumento de que ele já havia manifestado sua posição favorável a uma pena alternativa. De acordo com Meurer, o conselho já absolveu Edmar Moreira e, portanto, não cabe uma pena alternativa. Também o professor Rui Paulletti (PSDB-RS) que votou pela cassação de Moreira discordou da escolha de Leal. Segundo ele, deveria ser nomeado para relator do caso um parlamentar que proponha a absolvição já que o conselho rejeitou o parecer pela cassação.
O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), convocou uma reunião do conselho para as 13h da próxima quarta-feira (8/7) para votação do novo parecer do caso.
Edmar Moreira é acusado de uso indevido da verba indenizatória, recurso a que cada deputado tem direito, no valor mensal de R$ 15 mil. O deputado usou a verba para pagamento de serviços de segurança a empresas de sua propriedade.