postado em 02/07/2009 13:40
Criticada pela mudança de posicionamento, a bancada do PT vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de hoje que convença o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a se licenciar do cargo por 30 dias. Os petistas se reuniram na manhã desta quinta-feira e pressionaram o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), a reforçar o pedido de afastamento do peemedebista.
[SAIBAMAIS]
A expectativa é que Mercadante faça um discurso no plenário do Senado reiterando que o afastamento de Sarney é a alternativa pensada pelo PT para a instituição superar a crise política. Nos cálculos dos petistas, sete dos 12 petistas apostam na saída temporária de Sarney. Os senadores Eduardo Suplicy (SP), Paulo Paim (RS), Augusto Botelho (RR) disseram que a maioria da bancada do PT decidiu tentar convencer o presidente Lula de que a permanência de Sarney no comando do Senado é insustentável.
"Essa é a proposta da maioria", afirmou Botelho. Segundo Suplicy, a bancada não recuou. "Como houve uma fala de que o PT voltou atrás nós nos reunimos e reiteramos que a maioria da bancada quer o afastamento de Sarney para garantir credibilidade às investigações. O Senado precisa retomar a tranqüilidade", disse. Paim afirma que a licença é o melhor para Sarney. "A posição do PT é pelo afastamento e vamos levar isso ao presidente Lula", afrmou.
O líder do PT evitou comentar o resultado da reunião dos petistas e disse que o afastamento é a recomendação da bancada e atacou o DEM.