postado em 03/07/2009 08:48
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) a que o Estado teve acesso indica que o tucano Geraldo Alckmin poderia vencer no primeiro turno se a eleição para o governo de São Paulo fosse hoje. Em outros cenários, com Aloysio Nunes Ferreira como candidato da situação, quem lidera é Paulo Maluf (PP), isoladamente ou em situação de empate técnico com Marta Suplicy (PT). Ciro Gomes, do PSB, aparece em terceiro ou quarto lugar, a depender da lista de candidatos apresentada aos entrevistados.
Nos sete cenários pesquisados, o Ibope avaliou o potencial do prefeito da capital, Gilberto Kassab, como eventual candidato da aliança PSDB-DEM à sucessão do governador José Serra. Sem tucanos na disputa, Kassab assume a ponta. O prefeito, porém, tem negado a intenção de se candidatar. As intenções de voto em Alckmin variam de 42% a 51% - seu porcentual supera ou iguala a soma dos índices dos adversários. Aloysio Nunes Ferreira, chefe da Casa Civil do governo José Serra e também apontado como pré-candidato do PSDB, oscila entre 3% e 4% nos cenários pesquisados pelo Ibope.
Ciro, apontado como possível candidato em uma aliança entre o PT e o PSB, chega, no máximo, a 12% das intenções de voto. Seu potencial eleitoral, porém, pode ser maior, pois nas listas em que seu nome aparece também consta o de Marta Suplicy. É improvável que algum petista concorra se Ciro for candidato - e o inverso também é verdadeiro.
Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope, afirma que a pesquisa, por ser feita com muita antecedência em relação à eleição de outubro de 2010, é muito influenciada pelo chamado "recall" - nomes mais conhecidos levam vantagem.