postado em 03/07/2009 19:10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está seguríssimo de que o senador José Sarney (PMDB-AP) continuará na presidência da Casa, como relatou o senador Gim Argello (PTB-DF), após encontro com Lula no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Seguríssimo. Depois de uma conversa de mais de hora entre os dois presidentes, não cabe essa dúvida. Graças a Deus, tudo arrumado, disse Argello, que é vice-líder do governo no Senado.
Lula e Sarney encontraram-se no início da tarde hoje (3) para discutir a pressão de partidos para que Sarney afaste-se da presidência do Senado por conta de irregularidades administrativas na Casa. No encontro, Sarney garantiu a Lula que não vai se licenciar, nem renunciar ao cargo.
As legendas PSDB, DEM e PDT já se manifestaram a favor da licença de Sarney. O PT, partido do presidente Lula, deixou para a próxima semana a decisão se apoia ou não o afastamento. O P-SOL protocolou uma representação contra o senador, o que pode significar a abertura de um processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar.
A reunião de Lula e Sarney reforçou o apoio do presidente permanência do senador no comando do Senado. Para Lula, a crise na instituição deve ser resolvida com Sarney na presidência e com o apoio da base governista. Segundo fontes da Presidência, Sarney apresentou a Lula medidas administrativas para conter a crise.