postado em 06/07/2009 15:24
O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse nesta segunda-feira (6/7) que os 25 contratos terceirizados da Casa que estiverem vencendo serão prorrogados por até 90 dias. Esse é o prazo que Heráclito espera concluir a radiografia que está sendo feita nesse tipo de contrato para lançar uma nova licitação.
[SAIBAMAIS]Para Heráclito, a medida permite tranqüilidade para a gestão da Casa "tomar as medidas adequadas". As contratações foram feitas sob a gestão do ex-diretor-geral Agaciel Maia, afastado em março. "Vamos analisar, ver a necessidade de cada um desses contratos e decidir o que fica e o que vai embora", afirmou.
Técnicos do Senado constataram sobrepreço de pelo menos 30% nos contratos. Dos R$ 155 milhões por ano desembolsados para empregar 3.516 servidores terceirizados, não foram encontradas justificativas para pelo menos R$ 46 milhões.Em três meses, a auditoria fechou a análise de 19 dos 34 contratos.
O relatório da comissão recomenda rescisão e a realização de novas licitações. A renovação de contratos é um dos vícios apontados pelos auditores constituídos por Heráclito. Empresas que ganharam as licitações para prover mão-de-obra por um ano foram brindadas com prorrogações por até cinco anos.