Politica

Parlamentares chamam reportagem da "Economist" sobre Senado de elitista

postado em 10/07/2009 13:32
Senadores rebateram nesta sexta-feira as críticas da revista britânica "The Economist", que chamou o Senado brasileiro de "casa dos horrores". Para os parlamentares, a reportagem é preconceituosa e os ingleses deveriam se preocupar com os problemas internos do Parlamento britânico. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que seria um gesto de cortesia respeitar a autonomia dos países. "São dois Parlmentos distintos, completamente diferentes. Lá é monarquia, aqui é República. É uma matéria preconceituosa e elitista. Eu acho que os jornalistas ingleses deveriam estar preocupados com escândalos semelhantes que aconteceram no parlamento deles. Cada um toma conta de seus problemas, respeitando a autonomia dos países", afirmou.
[SAIBAMAIS]
PSDB
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), reconheceu que o Congresso não pode servir de exemplo para outros Parlamentos, mas afirmou que o britânico, mesmo sendo o mais antigo do mundo, também enfrenta problemas. "A Câmara dos Comuns não precisa aprender muito pelo o que estou vendo aqui [no Brasil] não. A gente viu coisas terríveis lá também. Eles surpreenderam muito, porque é o parlamento mais experiente do mundo e, no entanto, revelou práticas típicas de países que não chegaram ao desenvolvimento democrático pleno, como é o caso do Brasil", disse. Virgílio foi citado na reportagem pelo empréstimo que teria contraído com o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, apontado como o principal articulador das denúncias da Casa , para pagar uma viagem a Paris, na França.

Segundo o tucano, as críticas internacionais reforçam o pedido de afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), do cargo para dar credibilidade às investigações sobre as denúncias de irregularidades que atingem o comando da Casa. "Por outro lado, eu concordo: isso aqui tem sido uma casa dos horrores mesmo. E nós precisamos fazer uma investigação profunda", afirmou.

Abuso inglês
O Parlamento britânico enfrentou nos últimos dois meses uma crise na Câmara dos Comuns --equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil-- por denúncias de gastos abusivos dos deputados. A imprensa destacou os abusos cometidos por grande parte dos 646 deputados britânicos. A imprensa criticou em especial alguns gastos considerados absurdos financiados pelos contribuintes: batons, comida para cães, um vaso sanitário, entre outros. O escândalo obrigou à renúncia de 15 deputados e de vários ministros do gabinete do primeiro-ministro Gordon Brown.

Casa dos horrores
A edição da "Economist" diz que os escândalos do Senado brasileiro são um lembrete das falhas cometidas por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da "disposição de Lula em fechar os olhos para escândalos quando lhe convém". De acordo com a BBC Brasil, o artigo é intitulado "Casa dos Horrores", em uma referência ao Senado, "que tem 81 membros mas, de algum modo, requer quase 10 mil funcionários para cuidar deles".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação