Politica

Governo politiza pré-sal para esvaziar CPI da Petrobrás

postado em 12/07/2009 23:21

Vencido o primeiro round da luta para segurar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acossado por uma série de denúncias de irregularidades, o governo vai politizar o debate sobre o pré-sal para esvaziar a CPI da Petrobrás, que será instalada na terça-feira.

Com o argumento de que a CPI e a discussão sobre o marco regulatório do pré-sal estarão "intimamente ligados" a partir de agosto, quando os senadores voltarem das férias, o Palácio do Planalto prepara estratégia sob medida para carimbar a oposição como "impatriótica".

A crise política e o novo regime de exploração do petróleo ; que prevê uma estatal para representar os interesses da União nos contratos, destinando parte do dinheiro das reservas a um fundo de educação ; são os principais temas da reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para esta segunda-feira, na Granja do Torto.

Para desidratar a CPI da Petrobrás, o governo ressuscitou o lema "O Petróleo é Nosso" ; que embalou a campanha nacionalista dos anos 50 ; e pretende jogar a opinião pública contra os adversários do PSDB e do DEM.

Pragmático, Lula retornou da viagem a Paris, Roma e Áquila convencido de que a turbulência está sob controle. Avalia, no entanto, que é preciso municiar ministros e aliados para que possam reagir ao tiroteio da oposição. Salvo pelo gongo do recesso parlamentar, que começa nesta semana, Sarney também já disse que definirá com Lula como será o segundo tempo do contra-ataque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação