postado em 13/07/2009 08:00
São Paulo ; A recuperação do vice-presidente José Alencar está surpreendendo os médicos. Quatro dias depois de fazer uma cirurgia arriscada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ele encontra-se bem disposto, bem humorado e mostrando sinais de recuperação a cada dia. A última cirurgia foi feita às pressas na quinta-feira passada para desobstrução do intestino e retirada de oito tumores. ;Alencar recupera-se tão bem que poderá ter alta antes do previsto;, ressaltou o médico Raul Cutait, que coordenou a cirurgia de seis horas de duração, a 14; na briga de Alencar contra a doença. A previsão inicial é que ele deixe o hospital no fim de semana.
O próprio paciente pediu para Cutait dar alta antecipada, mas o médico disse que a data em que vai sair do hospital depende de como o período pós-cirúrgico vai evoluir. Alencar está num leito semi-intensivo, mas poderá ir ainda hoje para um quarto comum. Ontem, recebeu 12 visitas de amigos e familiares, entre eles o padre Marcelo Rossi e o senador Romeu Tuma (PTB-SP). Ao amigo e senador Aloizio Mercadante (PT-SP), Alencar confessou que tem medo de morrer e contou que pediu aos médicos para prolongar a sua vida até pelo menos poder ver dois bisnetos que vão nascer daqui a sete meses. ;Quero viver para ver o batismo e a formatura dos meus bisnetos;, disse Alencar, 77 anos, ao médico que o visitou ontem.
O tratamento de Alencar está numa fase crítica. Apesar de ele ter retirado 10 tumores, ficaram outros seis que poderão crescer e voltar a obstruir o intestino delgado, já que todos estão localizados no abdome. Assim que tiver alta, ele deverá se consultar com os médicos do Centro Oncológico MD Anderson, em Houston, nos Estados Unidos. Alencar está sendo tratado com drogas novas e que não surtiram, até agora, o efeito desejado. ;Ele pediu para ter alta na quinta-feira para voltar a trabalhar, mas ainda não sabemos se será possível;, disse Cutait.
Visita presidencial
Para não forçar as funções do intestino, os médicos resolveram manter a alimentação de Alencar com soro intravenoso. Como vem se recuperando rapidamente, ele poderá se alimentar normalmente amanhã. Hoje, está prevista uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Mercadante, Alencar está bem, conversando muito e alegre. ;Ele tem uma coragem, uma vontade de viver e uma energia muito positiva que deixa todos nós impressionados;, comentou. Na noite de domingo, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também visitou Alencar e saiu do Sírio-Libanês perplexo com a luta do vice-presidente contra o câncer, que já dura 12 anos. <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <--
--> <--
-->