O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, fez uma avaliação positiva da anulação de todos os 663 atos secretos do Senado, anunciada hoje pelo presidente da Casa, José Sarney. ;Toda a sociedade estava exigindo isso e se o Senado achou que essa era a medida correta, está no caminho certo;, afirmou o ministro. O presidente da Casa, José Sarney, anulou nesta manhã todos os 663 atos secretos da Casa, seguindo recomendação do Ministério Público Federal e da comissão de sindicância que investigou os atos secretos no Senado.[SAIBAMAIS]
José Múcio afirmou ainda que a avaliação do governo é de que a crise no senado ;é superável e está em processo de superação;. "Entendemos que o Senado vai superar esse momento de dificuldade", disse Múcio. Sobre a instalação da CPI da Petrobras, Múcio afirmou que o governo vê com tranquilidade essa possibilidade. "Temos que respeitar a vontade do Senado", afirmou o ministro. A previsão é de que a comissão parlamentar de inquérito seja instalada nesta terça-feira (14). Na reunião marcada para as 15h de hoje, o presidente e o relator da CPI devem ser eleitos. O governo não abre mão dos dois postos, como forma de manter controle sobre os temas debatidos pela Casa. Como o Congresso está em sua última semana de trabalho antes do recesso parlamentar, a previsão é de que a comissão funcione de fato apenas no mês de agosto.
A segunda reunião ministerial deste ano continua durante a tarde, quando está prevista uma discussão sobre o marco regulatório do pré-sal, feito pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e energia, Edison Lobão.