postado em 15/07/2009 17:42
O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) foi eleito, hoje (15) tarde, para presidir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, colegiado que poderá ser responsável por apurar denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A possível apuração dessas denúncias depende de votação do colegiado, que tem maioria governista, favorável a Sarney.
Candidato único, Duque foi eleito para a presidência sem a indicação do vice-presidente do conselho. Duque obteve dez dos 15 votos do conselho foram registrados quatro votos em banco e uma abstenção. A oposição, que já havia anunciado a disposição de votar no senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), preferiu votar em branco, por considerar a candidatura de Duque uma manobra da base governista para tentar proteger Sarney.
Já como presidente do conselho, Paulo Duque agendou a primeira reunião do colegiado para o dia 5 de agosto a primeira quarta-feira após o recesso parlamentar. Na ocasião, além da escolha do vice-presidente, Duque deverá responder se o conselho vai ou não investigar as denúncias contra José Sarney.