postado em 15/07/2009 19:57
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira durante a 12¦ edição da Marcha dos Prefeitos que começa "a ter saudade" do seu governo. Lula terminará seu segundo mandato no próximo ano.
"Eu começo a ter saudade porque o ano que vem será minha última participação em uma marcha dos prefeitos e das prefeitas", afirmou.
Em seu discurso, o presidente afirmou que "nenhum prefeito ou líder de prefeito tem que ter qualquer preocupação em fazer alguma reivindicação ao governo federal" ou para ele. "A relação entre dois entes federados não pode ser cheia de frescura. Tem que ser cheia de verdade e de razão para dar certo", disse.
Lula também incentivou os prefeitos a fazer uma marcha para os Estados, além da marcha a Brasília.
No início da cerimônia, durante a apresentação dos ministros presentes, Carlos Minc (Meio Ambiente) foi vaiado pela plateia, enquanto a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) recebeu muitos aplausos.
O presidente disse ainda que a única mágoa que teve em seu governo foi o fim da CPMF. Ele defendeu a criação de uma nova fonte de receita para financiar a saúde pública.
"Eu tenho uma mágoa e vou sair do governo com ela. É a queda da CPMF. A mesquinhez política derrubou a CPMF. Não vi nenhum empresário cortar o 0,38% e colocar [esse percentual de desconto] sobre os produtos", disse.