Politica

Urna eletrônica terá reconhecimento de digitais em 2010

Cerca de 4 milhões de eleitores terão as impressões colhidas para serem cadastradas e votarão, ano que vem, no sistema de biometria adotado pelo TSE

Mirella D'Elia
postado em 20/07/2009 08:00

Nas eleições de 2010, eleitores de pelo menos cem municípios brasileiros deverão usar urnas biométricas, que permitem a identificação, por meio das impressões digitais, para escolher o próximo presidente da República, governadores, deputados federais, estaduais e senadores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai dar início em setembro à primeira fase de implantação do sistema de biometria, usado em caráter experimental em três municípios no pleito de 2008. O principal objetivo é diminuir a possibilidade de fraude. ;Um eleitor não poderá se passar pelo outro;, disse o secretário de tecnologia de informação do TSE, Giuseppe Janino. O tribunal planeja implantar urnas desse tipo em todo o país em 8 anos. O Brasil tem cerca de 130 milhões de eleitores.

- para ouvir entrevista com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, sobre o uso de urnas biométricas

Cerca de 4 milhões de eleitores terão as impressões colhidas para serem cadastradas e votarão, ano que vem, no sistema de biometria adotado pelo TSEAté março do ano que vem, 4 milhões de pessoas em todo o país ; 3% eleitorado ; vão ser fotografadas e terão as impressões digitais colhidas, para que possam ser cadastradas no grande banco de dados que o tribunal está montando. A experiência vai ser feita em todos os estados, de preferência em cidades pequenas. A Justiça Eleitoral vai aproveitar o período de revisão eleitoral, que é previsto por lei, para dar início ao cadastramento. É preciso ficar atento: quem não fizer a revisão pode perder o título.

Tudo ficará armazenado no banco de dados da Justiça Eleitoral e, na hora de votar, além do título ou documento de identificação, o eleitor terá de colocar o dedo no equipamento que fará a leitura, comparando suas digitais. Serão feitas até quatro tentativas com dedos diferentes. Apesar do cadastro, o eleitor receberá um novo título no mesmo modelo do anterior, sem foto ou registro das digitais.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Almeida Melo, o novo método acabará com a possibilidade de fraudes nas eleições. ;As impressões digitais são individuais. Combinando-se essas impressões com a fotografia, ter-se-á a segurança máxima de que o cidadão que se apresentar no local da votação não registrará comparecimento nem votará em lugar de outra pessoa;, disse.

Kits
Os preparativos para o início do cadastramento devem começar na semana que vem, quando o TSE fará o anúncio oficial da empresa escolhida, por meio de licitação, para fornecer os primeiros 1mil kits. Ela ofereceu o menor preço por unidade: R$ 11, 5 mil. Cada conjunto terá um software, um scanner para colher as digitais, uma câmera digital para fotografar os eleitores e um mini-estúdio, com cadeira e painel de fundo. Todo o material cabe em duas maletas. E o eleitor só perderá 10 minutos para que tudo seja feito. A expectativa é que cada kit possa cadastrar até mil pessoas por mês.

A câmera utilizada, por exemplo, poderá corrigir imperfeições nas fotos, como problemas na posição do rosto. ;É uma máquina inteligente, que faz os ajustes que um fotógrafo teria de fazer para a imagem sair perfeita;, explicou Janino. Os laptops que completam o kit já tinham sido adquiridos pela Corte. Eles foram usados em 2008 para transmitir dados via satélite em cidades pequenas e aldeias indígenas sem energia elétrica, principalmente no norte do país.

Biometria
[bio (vida) metria (medida)] é o estudo das características físicas das pessoas como forma de identificá-las unicamente.Os sistemas biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano como a palma da mão, as digitais dos dedos e a íris dos olhos.
<--
-->

O número
<--
-->R$ 11,5 mil
é por quanto o Tribunal Superior Eleitoral vai comprar os primeiros 1 mil kits biométricos
<--
--><-- --><--
--><--
-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação