postado em 21/07/2009 11:07
Começou há pouco, em Manaus, o cortejo fúnebre do ex-senador pelo Amazonas, Gilberto Mestrinho (PMDB). Antes de chegar ao cemitério São João Batista, no bairro Boulevard, zona sul da cidade, o cortejo vai passar por algumas ruas, entre elas a Avenida 7 de Setembro, no centro da cidade.
O sepultamento está previsto para as 11h30 ; horário de Brasília. O corpo de Gilberto Mestrinho será enterrado com honras militares.
Cinco ônibus estão à disposição da população para se deslocar do Palácio Rio Negro para o cemitério São João Batista. No local do enterro haverá uma missa e a apresentação de dois cantores locais Lucilene Castro e David Assayag.
Populares e autoridades já estão no cemitério para acompanhar o sepultamento de Mestrinho. O governador de Roraima, Anchieta Júnior, está em Manaus para prestar as últimas homenagens.
;Mestrinho foi um grande líder da política não só da Amazônia, mas também do Brasil. Deixou para a Amazônia uma história de vitórias e realizações emplacadas por uma grande liderança;, disse.
Segundo informações da Polícia Militar, desde o início do velório, no domingo (19), até a noite dessa segunda-feira (20), mais de 6 mil pessoas passaram pelo Palácio Rio Negro, antiga sede do governo do Amazonas.
Gilberto Mestrinho morreu no domingo (19), vítima de insuficiência cárdiorrespiratória. Ele estava com 81 anos e deixou esposa, nove filhos e 23 netos.
Mestrinho era auditor fiscal aposentado do Tesouro Nacional. Começou a vida política como prefeito de Manaus, em 1956. Em 1959, foi eleito governador do Amazonas - cargo que ocupou até 1963. No ano seguinte foi deputado federal. Voltou ao governo do estado mais duas vezes, em 1983 e 1991. Em 1998 foi eleito para o Senado Federal onde permaneceu por todo o mandato até 2007.