Politica

Opportunity diz que recorrerá de decisão sobre fundo

postado em 21/07/2009 12:40
O Banco Opportunity vai recorrer às instâncias superiores da Justiça da decisão do juiz da 6; Vara Criminal Federal, Fausto Martin de Sanctis, que determinou ontem a imediata liquidação do fundo Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações pelo seu administrador, a BNY Mellon Serviços Financeiros. Pela decisão, a liquidação deve ocorrer em, no máximo, 48 horas. A posição do Opportunity foi divulgada hoje por meio de um comunicado distribuído pelo advogado do banco, Antonio Sérgio de Moraes Pitombo.

De acordo com ele, "a determinação de liquidação do Opportunity Special FIA não possui previsão legal". O banco alega que "fundos de investimento constituem um produto financeiro em que os cotistas investidores não se comunicam, ou seja, a situação particular de um cotista não pode afetar o fundo como um todo". Caso contrário, afirmou Pitombo, "fundos de investimento com mais de um cotista gerariam riscos inaceitáveis e desconhecidos para os clientes".

O banco destaca que o único fundo brasileiro alvo da decisão de De Sanctis e de qualquer outra determinação judicial foi o Opportunity Special Fia, constituído em 2004, e mais nenhum outro. "Não há qualquer outro fundo de investimentos brasileiro gerido pelo Opportunity afetado por esta ou qualquer outra decisão judicial".

Ontem, De Sanctis abriu nova ação contra o banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Banco Opportunity, por crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro de origem ilícita, gestão fraudulenta de instituição financeira e formação de quadrilha. Além de Dantas, a Justiça aceitou denúncia contra outras 13 pessoas ligadas a ele pelos mesmos crimes e também por gestão temerária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação