Politica

Agaciel sorteou bônus no Senado, dizem servidores

postado em 22/07/2009 09:07
A abertura da caixa-preta da gráfica do Senado revela que gratificações teriam sido sorteadas pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia entre os funcionários. O sorteio beneficiou nos últimos anos servidores com FC-6 e FC-7, funções comissionadas que variam de R$ 1,3 mil a R$ 1,8 mil mensais. A denúncia foi feita por chefes de serviço da gráfica numa reunião na sexta-feira e deve ser investigada internamente a partir de hoje

Segundo servidores, Agaciel não só decidiu transformar a concessão do bônus num jogo, como acompanhava pessoalmente esse método de distribuição. Um dos sorteios ocorreu no antigo auditório da gráfica, onde funciona hoje a seção de edição em braille. Com um saco na mão e os números de matrícula dos servidores dentro dele, assessores de Agaciel sorteavam os beneficiados. Durante a festa, quem era sorteado recebia aplausos dos demais colegas. O sorteio, conhecido pelo nome de ;mão no saco;, era um ;espetáculo;, contam servidores. Até hoje essas pessoas recebem o dinheiro extra no salário.

O presidente do Sindicato dos Servidores Legislativos (Sindilegis), Magno Mello, confirma que a prática é conhecida no Senado. ;É uma história que já me foi contada, dizem que é quente, mas eu não tenho nenhuma prova.; Na época, Agaciel teria argumentado aos servidores que recebia muita pressão para distribuir esses bônus. Em vez de optar pelo critério de merecimento, ele decidiu então sortear o benefício para evitar reclamações. A iniciativa, no entanto, criou um problema interno de hierarquia: alguns funcionários sortudos passaram a receber uma gratificação maior do que a do próprio chefe.

Agaciel deixou o cargo em março após a suspeita de ter ocultado a propriedade da residência onde mora em Brasília. Ele chegou à diretoria-geral pelas mãos do presidente José Sarney (PMDB-AP) em 1995. Agaciel está de licença para se defender de um processo administrativo. A reportagem tentou entrar em contato com ele ontem. Um recado foi deixado em seu telefone celular, mas o ex-diretor não retornou a ligação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação