Politica

Simon e Cristovam querem convocação urgente de reunião do Conselho de Ética

postado em 23/07/2009 13:09

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) fizeram hoje (23) mais um movimento pelo afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Eles se reuniram nesta manhã e decidiram encaminhar ofício ao presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), para que convoque o mais rápido possível uma reunião do colegiado para analisar as quatro denúncias do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) e a representação do P-SOL contra o presidente da Casa.
[SAIBAMAIS]
Os parlamentares também anunciaram que farão ainda hoje um novo apelo para que Sarney se afaste do cargo. ;Não adianta o presidente Sarney dizer que vai tomar medidas (para apurar as denúncias), porque ele perdeu a credibilidade com a opinião pública;, disse Simon.

Quanto ao ofício a ser encaminhado ao Conselho de Ética, Simon e Cristovam admitem que dificilmente o presidente do colegiado vai atendê-los. De acordo com o peemedebista, Paulo Duque já se manifestou sobre o assunto quando disse que ;a opinião pública é volúvel; e formada pela imprensa.

Para Cristovam, caso o presidente do Conselho de Ética rejeite o pedido para realização de reunião ainda no recesso, ele só vai aumentar a pressão da sociedade pelo afastamento de Sarney. O pedetista acrescentou que hoje a ;blindagem; de Sarney é feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por ;amigos que ainda o apoiam;.

Cristovam também comentou as informações de que o PMDB estaria preparando algumas representações ao Conselho de Ética contra senadores que defendem a renúncia de Sarney do cargo. ;Os senadores têm o direito de fazer representações contra quem quer que seja. Mas, se for por represália, isso demonstra que não estão preparados para a vida parlamentar;, disse.

O senador pedetista cobrou uma explicação do peemedebista Wellington Salgado (MG), que afirmou que a ocupação de espaços, por meio de negociação de cargos, é um fato normal no Senado. O parlamentar referiu-se ao fato de gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização judicial, mostrarem conversas entre o presidente do Senado e o filho Fernando Sarney para nomeação na Casa de um namorado de uma de suas netas.

As gravações foram feitas durante a investigação realizada pelo PF e pelo Ministério Público sobre o envolvimento de Fernando Sarney num esquema de desvio de recursos públicos que desencadeou a Operação Boi Barrica, em 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação