Politica

CGU recebe dados para investigar Fundação Sarney

postado em 24/07/2009 08:38
A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de fiscalização vinculado à Presidência, recebeu do Ministério da Cultura a documentação referente à aprovação do projeto de patrocínio da Petrobras à Fundação José Sarney, em São Luís, e a prestação de contas parcial. Este é o primeiro passo das investigações sobre a entidade gerida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). De acordo com reportagem do Estado, do total de R$ 1 3 milhão repassado pela estatal em 2005, foram desviados pelo menos R$ 500 mil para firmas fantasmas e empresas ligadas à família Sarney. O trabalho previsto - digitalização do acervo do museu - não saiu do papel.

O órgão de controle examinará a consistência do processo de aprovação do projeto e da prestação de contas final, programada para ser entregue em 30 de julho, em conjunto com o Ministério da Cultura. Haverá análise minuciosa das notas fiscais apresentadas. Caso sejam constatadas irregularidades, a fundação deverá devolver o valor desviado e não poderá mais receber verba federal.

A CGU remeterá os documentos da fundação para a Receita Federal, que avaliará a regularidade do cadastro de pessoa jurídica, e a Receita Estadual, que estudará se as notas fiscais apresentadas são frias. Não está descartada uma visita de fiscais do órgão de controle à sede da entidade. Se a controladoria considerar a visita indispensável, o processo pode se alongar. O resultado final do trabalho é um relatório de auditoria, que pode embasar as sanções subsequentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação