Politica

'The Guardian' destaca campanha contra Sarney na web

postado em 24/07/2009 08:56
O jornal britânico "The Guardian" destacou em seu site ontem a ;revolução de bigode;, protesto contra o ;mais novo escândalo político brasileiro;. O artigo cita um blog criado por publicitários - ;Greve de Bigode; -, que convida os internautas a tirar fotos com a ;ferramenta de protesto;, natural ou falsa, e enviar ao endereço, ;até Sarney cair;. ;Os bigodes são referência a José Sarney, o presidente do Senado brasileiro, atingido recentemente por denúncias de nepotismo e empreguismo e famoso pelo adorno;, diz o texto do jornal.
[SAIBAMAIS]
Pela campanha, os homens devem deixar o bigode crescer. As mulheres e crianças podem aderir usando modelos postiços ;É uma maneira de mobilizar as pessoas que acham a política chata e normalmente não se envolveriam com a causa;, explicou Ricardo Silveira, de 30 anos, criador da campanha. O jornal diz ainda que os ;eleitores indignados; só vão se desfazer do bigode após o Senado ;se desfazer do seu presidente;. Porém, afirma que analistas ouvidos pela reportagem não acreditam na renúncia do parlamentar, ;um poderoso aliado da base do governo e ex-presidente da República;.

A lista de denúncias contra Sarney inclui emprego de parentes no Senado, uso indevido de auxílio-moradia, suposta remessa ilegal ao exterior, responsabilidade nos atos secretos e omissão de declaração de uma casa à Justiça Eleitoral. Além disso, a Fundação José Sarney, instituto dedicado à preservação de sua memória, é suspeita de ter desviado dinheiro de patrocínio cultural da Petrobras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação