Politica

Mercadante vê "indícios concretos" de associação entre Sarney e atos secretos

postado em 24/07/2009 13:32
O líder do PT e do bloco de apoio ao governo, Aloizio Mercadante (SP), divulgou nota, hoje (24), na qual afirma que o partido ;não se opõe a antecipação da reunião do Conselho de Ética; para analisar a representação do P-SOL e as quatro denúncias do líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
[SAIBAMAIS]
Mercadante ressalva, no entanto, a necessidade de assegurar as exigências regimentais para qualquer deliberação e a disponibilidade dos integrantes do colegiado de estarem em Brasília durante o período de recesso. A proposta de antecipar a reunião do conselho foi feita ontem pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

Na nota, o líder qualifica como grave as novas denúncias surgidas durante o recesso parlamentar. O jornal O Estado de S. Paulo publicou a degravação de trechos de conversas telefônicas feitas pela Polícia Federal, com autorização judicial, durante investigações sobre o filho do presidente do Senado, o empresário Fernando Sarney. Numa das conversas, Sarney e o filho tratam sobre a contratação para a Casa do namorado de uma de suas netas.

;É grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado, José Sarney, em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta;, afirmou Mercadante. Ele acrescentou que o conselho terá que investigar com rigor a possibilidade de participação direta de Sarney na promulgação de ato secreto.

Mercadante defende ainda a necessidade de que seja apurada a responsabilidade pela divulgação de conversas telefônicas do senador, ;que constam em inquérito que tramita sob segredo de Justiça;. Na nota, o líder reafirma a posição já tomada pela bancada petista de que o afastamento da presidência seria ;o melhor caminho; a ser adotado por Sarney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação