postado em 24/07/2009 20:51
Terminou por volta das 21h desta sexta-feira (24/7) a 15ª cirurgia a que foi submetido o vice-presidente José de Alencar, 77 anos. Ele passou por uma colostomia, procedimento em que é instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo do paciente para recolher resíduos. A operação, realizada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, durou cerca de 4 horas e, de acordo com informações preliminares dos médicos, foi considerada um sucesso.
"Ele está muito bem, se comportou muito bem durante a cirurgia. Todos os sinais vitais [estão] perfeitos. Mais uma vez, ele foi um bravo forte", declarou o cirurgião Raul Cutait. Os tumores encontrados na nova intervenção não foram retirados pois o procedimento ofereceria riscos ao vice-presidente. "É uma nova obstrução intestinal, desta vez no intestino grosso, próximo ao reto, uma região onde ainda existem alguns tumores e onde seria muito difícil abordar. Haveria um risco para ele", afirmou o médico.
[SAIBAMAIS]A bolsa foi instalada do lado direito do corpo do vice-presidente, que deve permanecer internado por, aproximadamente, uma semana. Os médicos informaram que dois tumores foram a causa da obstrução intestinal que exigiu que o vice-presidente fosse submetido a uma nova intervenção. Como Lula está fora do país, mas Alencar não foi considerado incapacitado pelos médicos, o vice-presidente permanece como o presidente em exercício do país.