Politica

PSDB encaminha à tarde representação contra Sarney ao Conselho de Ética

postado em 28/07/2009 13:10
O PSDB encaminha no fim da tarde de hoje (28) a representação ao Conselho de Ética do Ética para que se apurem as denúncias de irregularidades administrativas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O documento engloba as quatro denúncias já encaminhadas pelo líder tucano Arthur Virgílio Neto (AM). Segundo o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), a assessoria jurídica avalia neste momento se serão feitas quatro representações ; uma para cada denúncia ; ou apenas uma que inclua todas as queixas.

Guerra ressaltou que a decisão do PSDB de representar contra Sarney de forma partidária no Conselho tem como objetivo fazer com que o colegiado funcione. ;Nossa proposta é que o Conselho de ética funcione não na base de pré-julgamentos ou tropa de choque. O partido tem a convicção de que essas denúncias (feitas por Virgílio) não devem ser esquecidas.;

O senador disse ainda que será preciso enfrentar no Conselho de Ética uma segunda etapa no processo de julgamento do Senado ; a realização do debate qualificado das denúncias e seu julgamento, uma vez que Sarney teria hoje maioria no Conselho. Sérgio Guerra ressaltou ainda a preocupação do PSDB com as intervenções feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor da permanência de Sarney na presidência do Senado.

;Houve uma ação política para instrumentalizar José Sarney no cargo;. Segundo ele, isso teria como finalidade a preservação de uma aliança política entre PT e PMDB para eleger a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República em 2010.

Guerra também contesta a isenção do presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), que é segundo suplente do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e considerado aliado político de Sarney. ;Se Cabral quer ajudar a democracia, que coloque no Senado o seu primeiro suplente, Régis Fichtner, (atual chefe da Casa Civil fluminense);.

Sobre a possibilidade de o PSDB requerer a suspeição de Duque na volta aos trabalhos no Conselho ; pelas declarações favoráveis ao arquivamento das representações de Virgílio ;, Guerra disse apenas que se ;ele [Duque] se mostrar um presidente que respeita o regimento; será preservado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação