postado em 06/08/2009 15:00
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Romero Jucá (PMDB-RR), retirou da pauta de votação os 66 requerimentos, a princípio rejeitados, para evitar uma situação de confronto com a oposição logo no início dos trabalhos. O líder do DEM, José Agripino Maia (RN) e o vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), insistiram na convocação da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, para que explique a alteração no decorrer de 2008 do modelo de recolhimento de impostos da estatal, o que teria gerado prejuízos aos cofres públicos de R$ 4,3 bilhões.
[SAIBAMAIS] Jucá manteve a posição de manter o depoimento do secretário adjunto da Receita, Otacílio Dantas Cartaxo, na próxima terça-feira (11) e deixou a sessão de quinta-feira (13) aberta a um possível convite a Lina Vieira para que apresente sua versão. José Agripino, em sua intervenção, afirmou que sem o adiamento dos requerimentos rejeitados e uma conversa sobre a necessidade de cada um a CPI já começaria conflituosa.
Terça-feira vamos ouvir o adjunto da Receita Federal e liberar a quinta-feira para os desdobramentos. Não vou antecipar uma disputa interna da Receita Federal. Se pairar dúvida vou chamá-la. Não posso partir da versão sem antes ter a versão oficial. Depois a chamaremos, disse Jucá.