postado em 07/08/2009 17:24
O parecer do presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), sobre as sete acusações conta o presidente da Casa, José Sarney, foi entregue há pouco Secretaria-Geral da Mesa.
No entanto, o teor dos despachos, de acatamento ou de arquivamento, não foi revelado, pois é necessária, primeiramente a distribuição do material para os membros do colegiado e sua publicação no Diário Oficial do Senado.
O documento foi entregue lacrado secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, pelo chefe de gabinete de Duque, Zacheu Barbosa. Ele explicou que o senador já tinha passagem marcada para o Rio de Janeiro, por isso não entregou pessoalmente o parecer.
Das sete acusações, três representações foram protocoladas pelo PSDB, duas denúncias foram apresentadas pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), uma denúncia assinada por Virgílio unicamente e outra representação apresentada pelo P-SOL.
As acusações pedem abertura de processo por quebra de decoro parlamentar e apontam suspeitas de tráfico de influência, ocultação de informações Justiça Eleitoral e participação nos atos secretos.